Não falo inglês, como posso ajudar meu filho a estudar?
Quando matriculamos nossos filhos em um curso de inglês, esperamos que eles tenham um aprendizado valioso para o futuro, seja para viagens, intercâmbios, meio acadêmico e trabalho. Reforçar o ensino do inglês em casa torna-se uma ferramenta valiosa para que as crianças e adolescentes deem a devida importância a esse aprendizado. Mas como auxiliar se nós mesmos temos dificuldades - ou nenhum conhecimento - do idioma?
Pensando nisso, selecionamos dicas que podem ser úteis para pais que não dominam a língua inglesa, mas, ainda assim, querem fazer parte da aprendizagem dos filhos e motivá-los nesse processo:
1. INSIRA O INGLÊS NO DIA A DIA
Dizer cumprimentos básicos como “good morning”, “good evening”, “good night”, expressões como “thank you” e “you’re welcome” no dia a dia, e se referir a objetos do cotidiano em inglês são formas simples de introduzir o idioma de modo a fazer sentido na rotina de seu filho.
Não é necessário um conhecimento extenso da língua, pois é possível encontrar os significados de várias palavras e expressões utilizadas diariamente com uma simples pesquisa na internet. Existem dicionários on-line que ensinam, inclusive, a pronúncia correta, através de áudios.
Esse tipo de atividade pode ser feita desde cedo, e torna o uso do inglês mais natural e rotineiro, sem ser exaustivo.
2. FAÇA AS TAREFAS COM SEU FILHO
Mesmo que você não domine o conteúdo, estar junto na hora de responder às tarefas de casa é uma atividade que fortalece o vínculo e favorece o aprendizado do idioma. Demonstrar interesse e perguntar sobre o que seu filho está estudando é positivo, pois o ajuda a relembrar conteúdos e fixar informações, e você também pode aprender com ele.
3. USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR
Foi-se o tempo em que tínhamos acesso apenas a filmes dublados e músicas sem tradução nas rádios. Hoje em dia, são inúmeras as opções de jogos, músicas e filmes em inglês a qualquer momento, com traduções e legendas a um clique de distância.
FILMES E DESENHOS:
Pouco a pouco, experimente inserir desenhos ou filmes infantis com áudio em inglês para seu filho. Uma criança que já sabe ler é capaz de acompanhar as legendas, enquanto a que ainda não sabe pode associar as imagens com os sons das palavras.
Uma dica é sempre apresentar as versões em inglês de filmes ou desenhos que seus filhos já conheçam e gostem. Apresentar desenhos educativos que não despertam o interesse das crianças não surtirá muito efeito, pois elas não vão se concentrar naquilo e podem rejeitar o momento de aprendizado.
MÚSICAS:
Para crianças menores, utilizar músicas infantis que ensinam palavras e frases de acordo com o nível de aprendizado é uma boa estratégia. Geralmente, tais músicas vêm acompanhadas de clipes e legendas que apresentam os conceitos nelas ilustrados, permitindo a associação entre visual e auditivo. Essa também é uma oportunidade de se familiarizar com o idioma e aprender novas palavras.
LIVROS:
Livros ilustrados e de histórias conhecidas podem ser apresentados na versão em inglês. Se a criança já conhece a história, terá mais facilidade de associar as palavras com o enredo. Os livros ilustrados ou quadrinhos auxiliam na associação das imagens com as palavras.
JOGOS E APLICATIVOS
Atualmente existem jogos eletrônicos voltados para o aprendizado do inglês, para todas as faixas etárias, inclusive em aplicativos para celular. Para além da tecnologia, brincadeiras tradicionais, como alerta, stop e jogo da memória também podem ser adaptadas para o idioma, ao incentivarmos o uso do vocabulário em inglês no momento da brincadeira.
Ao trazer o inglês para situações de lazer, a ideia é que o idioma não seja visto como apenas mais uma disciplina escolar, mas algo divertido e interessante.
4. INCENTIVE E APOIE SEUS FILHOS
Leve sempre em consideração que seu filho é uma criança e está aprendendo uma língua estrangeira, que não lhe é familiar. Os erros são inevitáveis durante qualquer aprendizado. Elogie os acertos, mas evite criticar os erros e fazer comparações. A intenção é tornar o aprendizado do seu filho um momento de acolhimento e incentivar as tentativas, sem censurar quando dúvidas aparecem. Após as avaliações, por exemplo, interprete os resultados com ele e reforce as respostas corretas.
Um acompanhamento reforçador, não punitivo, ajuda a desenvolver a autoestima e estimula o desejo pela continuação do aprendizado. Por outro lado, se há punição ou vexação quando algum erro acontece, a experiência pode se tornar traumática, e a criança desenvolver uma resistência quanto ao idioma.
5. BUSQUE UMA ESCOLA DE INGLÊS EXCEPCIONAL
Na Cultura Inglesa Dourados, oferecemos cursos de inglês a partir dos 05 anos de idade. Nossos cursos infantis são pensados de forma a compreender as características do aprendizado de cada faixa etária, incorporando o lúdico, a tecnologia e os meios tradicionais de ensino de modo a introduzir a língua inglesa no cotidiano dos alunos desde cedo, preparando-os para um mundo único e sem fronteiras.